Quinta-Feira, 02 de Abril de 2020

Notícias

Quinta-Feira, 06 de Fevereiro de 2020 09:50

Pretensos candidatos já se mobilizam em Lucas

Autor: Redação

De acordo com o calendário eleitoral, as convenções para definição dos candidatos a Prefeito, vice e vereadores deverão ocorrer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. Isso significa que os partidos e os pretensos candidatos ainda tem tempo para se preparar para as escolhas.

Como é de costume, os primeiros nomes já foram ventilados, em uma espécie de prévia nada oficial. É quando a população passa a saber quem pode aparecer pedindo votos de agora em diante, intensificando sua presença em eventos populares, e é claro, emitindo opiniões e pareceres em redes sociais.

Habitualmente, Lucas do Rio Verde apresenta dois candidatos postulantes à cadeira do Poder Executivo Municipal, sendo o da situação, nesse caso o Prefeito Luiz Binotti e um da oposição, posto que será ocupado nessa eleição pelo grupo que governou o município durante vinte anos.

Mas algumas articulações de bastidores acenam para  a possibilidade de uma candidatura da chamada terceira via. Basicamente formada por pessoas que não concordam com as ideias apresentadas por nenhum dos grupos anteriormente descritos. São autônomos, profissionais liberais e produtores rurais que se lançam como alternativas ao eleitor.

Dois vereadores já se lançaram como pré candidatos a prefeito, para serem apreciados por seus grupos. No grupo que administrava o município até 2016, as reuniões estão acontecendo, em busca de um nome de consenso, capaz de vencer o grupo de apoio à atual gestão e devolver a hegemonia política. Uma tarefa nada fácil.

Para a Câmara de Vereadores, além dos que já ocupam as cadeiras, a mobilização também começou. A principal ferramenta usada é a rede social, onde os pretensos candidatos postam críticas ao sistema político, mostram suas habilidades e talentos, mas esquecem de apresentar características que possam ser úteis à população. Preferem o discurso de que tudo precisa ser mudado. Mas que tudo?

A exemplo das eleições gerais de 2018, o pleito municipal de outubro próximo deve apresentar fatos novos, maneiras diferentes de abordar o eleitor. Mas a cidade é a mesma, os problemas são os mesmos, e o eleitor precisa identificar as propostas. Todo cidadão que atende aos requisitos pode ser candidato. Mas ele precisa mostrar capacidade de trabalho para merecer o voto.

Mas há quem diga que as primeiras mobilizações em torno de candidaturas servem apenas para medir a popularidade dos pretensos candidatos. Enquanto eles ficam sob os holofotes, os verdadeiros candidatos fazem a leitura dos fatos e se preparam para o corpo a corpo. Que os eleitores entendam a importância de se votar em quem apresenta propostas e mostre capacidade de trabalhar em prol ao coletivo.

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}