Quinta-Feira, 02 de Abril de 2020

Notícias

Quarta-Feira, 29 de Janeiro de 2020 09:54

Selo Unicef aponta que maioria dos jovens entre 16 e 17 anos não tiraram o título de eleitor em Lucas do Rio Verde

O índice de adolescentes de 16 e 17 anos que não possuem o título está abaixo do esperado em nosso município, conforme aponta o Selo Unicef. Apenas 458 jovens nesta faixa etária exerceram o papel de direito democrático por meio do voto nas últimas eleições em Lucas do Rio Verde.

Com o título, os jovens podem exercer a cidadania e ajudar nas ações e escolhas do próprio futuro e do futuro do município. Vale lembrar que o título eleitoral não é apenas para o voto em eleições municipais, estaduais ou federais, mas para que o jovem se torne parte da comunidade, possa escolher e lutar pelas mudanças que deseja, seja nas ações do bairro, das escolas, em conselhos ou grêmios estudantis e o título é o passaporte para a conquista desses direitos.  

Uma das etapas obrigatória para conquistar o Selo Unicef é o saldo positivo de jovens entre 16 e 17 anos com título de eleitor, esse é um dos oito desafios do NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes). Além disso, o município precisa contar com excelentes índices em áreas diversas, como a saúde, educação e assistência social, além de cumprir com um exigente cronograma de atividades proposto pelo Unicef, em prol da criança e do adolescente.

 A secretária de Assistência Social Lucileide Gurka, destaca a importância do selo Unicef para o município. “Quando o município é certificado com o Selo Unicef todo mundo ganha. Ganha os conselhos de direito, ganha as organizações sociais que trabalham com as crianças e adolescentes, ganham os nossos jovens, nossas crianças”, afirma a secretária.

Os municípios certificados pelo Selo Unicef passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo Unicef por seus avanços em favor da infância e adolescência.

Para tirar o título de eleitor é fácil e rápido. O jovem deve procurar o Cartório Eleitoral, localizado na rua Paranapanema, nº 1818, no bairro Jardim das Palmeiras, de 07h30 às 13h30, munido de documento oficial com foto e comprovante de residência.

Mas o que é o Selo Unicef?

É uma iniciativa baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações pelo alcance de objetivos nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

Fonte: Ascom Prefeitura/ Daniela Meinerz

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}