Sexta-Feira, 14 de Agosto de 2020

Notícias

Terça-Feira, 21 de Julho de 2020 06:27

Serviços de convivência ganham atividades adaptadas durante a pandemia

Em tempos de distanciamento social provocado pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde segue promovendo atividades com os usuários.

Para assegurar a proteção social básica, a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) tem se reinventado e adotado algumas medidas com o objetivo de manter o atendimento com qualidade às famílias e/ou indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social.

“Com o objetivo de dar continuidade nas atividades e preocupada com a saúde mental, emocional e física dos participantes, a equipe usa as ferramentas da internet para promover a aproximação com os usuários. Periodicamente são enviados vídeos informativos e realizadas atividades à distância para incentivar a continuidade dos artesanatos com as mulheres e idosos, por exemplo”, explicou a gestora do Cras, Gabriela Romancini

Com crianças e adolescentes são trabalhados temas das campanhas atuais, como “Faça Bonito” em combate ao abuso e exploração sexual. O Cras também confeccionou cartilhas, com linguagem simples, de fácil compreensão, mostrando a importância dos pais/responsáveis em orientar seus filhos, bem como para orientar as próprias crianças e adolescentes sobre algumas situações ou brincadeiras que não são legais e que devem ser relatadas para um adulto de confiança. O material acompanha ainda atividades lúdicas para entreter o público infanto-juvenil.

Em datas comemorativas, as equipes da Assistência Social também têm realizados atividades, como a comemoração do Dia das Mães, enviando mensagem via WhatsApp e músicas para homenagear as mamães participantes dos grupos. 

No mês de junho, comemorando o Dia Nacional de Combate e Erradicação do Trabalho Infantil foram elaboradas cartilhas explicativas com textos e atividades lúdicas sobre o tema, contendo dicas para os pais/responsáveis falarem sobre o assunto com seus filhos. 

E neste mês, levando um pouco de alegria para os participantes dos grupos, a equipe do Cras preparou kits do “Arraiá do SCFV” como um momento de lembrança da tradicional Festa Junina. “Mesmo não podendo estar juntos, reunidos numa festança pra lá de boa, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos fez questão de comemorar com os participantes dos grupos o tão esperado Arraiá, através de lembrancinhas preparadas com muito carinho. Foi possível notar a felicidade nos participantes e nos familiares ao receberem o carinho por parte da equipe do SCFV. Agradecemos todo apoio e parceria da gestão e continuamos com muito trabalho e persistência, esperando que logo poderemos reencontrar todos”, destacou Gabriela.

Fonte: Ascom Prefeitura/Carolina Matter com Cras

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}